domingo, 24 de maio de 2009

Filosofia ajuda na gestão

Em conversa com amigos sobre os conceitos de filosofia e ética, fui abordado com a seguinte pergunta: Este processo de filosofia ajuda como ?
Fiquei feliz pela pergunta, pois, a partir daí pude demonstrar que estamos no processo filosófico. Afinal se não pergunta o que será feito por onde caminhar.
Podemos citar vários livros neste pensamento, neste momento fico com Luis Carreto Clavo em seu livro: Aristóteles para executivos. Que nos diz:

“ As definições estratégicas na empresa pressupõem um aprofundamento de conceitos e relações causais essenciais, ou seja, uma análise filosófica. Como a empresa é obra do homem, pode ser esclarecedora uma breve explicação das principais idéias propostas pela filosofia a respeito do homem....
As decisões costumam estar cheias de incertezas, e, em meio a esta nova economia, é muito valioso encontrar uma âncora, um domínio que esteja conectado ao que somos mais profundamente como pessoas....”

A partir deste pensamento de que a empresa é “obra do homem”, analise que tenha os seguintes pilares: intelectual, estética, moral, espiritual e afetiva. Tudo isto pode ser trabalhado com os seguintes pensamentos, de Aristóteles, verdade, beleza, bondade, unidade e amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário