domingo, 17 de maio de 2009

ENSINE A QUESTIONAR

Em uma das minhas aulas trabalhei a questão do questionar, pois, sabemos tão pouco sobre está arte. Durante anos fomos educados apenas a trabalhar com respostas prontas. É possível analisar estes fatos em nosso contidiano. Por isto trago abaixo um artigo de César Souza que consta em http://bloglider.globolog.com.br/.

Fonte: www.latinstock.com

" A capacidade de formar outros líderes, não apenas seguidores está na ordem do dia quando se pensa em sucessão, pois a carência de líderes em vários níveis é um dos pontos mais críticos, por isso, os educadores em todos os sentidos – pais, mães, professores, orientadores, psicólogos e demais profissionais da área – devem criar condições favoráveis à formação de líderes do futuro, estimulando crianças, adolescentes e jovens a questionar, buscar respostas e, principalmente, a formular questões que os levem ao aprendizado, que os ensine a aprender. Ou melhor, que os levem a aprender a aprender.

No entanto, os educadores que se limitam a preparar seguidores costumam ensinar as crianças a ser obedientes e os alunos a ser enquadrados e certinhos, exigindo que saibam de cor as lições e dêem sempre as respostas esperadas. Caminhos diferentes são desestimulados; vigora a norma do “não pode”, “não faça”, “não dá”. Infelizmente, ainda prevalecem os velhos ditados populares que inibem a iniciativa dos jovens.

Contudo, não estou defendendo o extremo oposto e que cada um faça o que quer. De forma alguma! Afinal, a permissividade sem limites também não ensina ninguém a ser líder. O jovem não aprende, por exemplo, a assumir responsabilidades e arcar com as conseqüências dos seus atos. Se for educado em um clima de “faça o que quiser” ou “você é quem sabe...”, não aprenderá a se comprometer com aqueles com quem convive. É preciso soltar as amarras, sim, mas dentro dos parâmetros da ética e da responsabilidade, do impacto que suas atitudes e ações podem ter sobre as outras pessoas.

Se o propósito é formar líderes, pais, professores e orientadores – partindo do princípio de que o questionamento é uma das alavancas do crescimento – devem estimular seus filhos, alunos e pacientes a questionar; a fazer certas perguntas em vez de apenas dar as respostas; a aprender a pensar, não apenas a executar. "

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