domingo, 17 de maio de 2009

Autodesenvolvimento

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2604200906.htm

Em uma das minhas leituras dominicais encontrei este artigo do Sr. EMÍLIO ODEBRECHT que escreve para Folha de São Paulo. Neste artigo comenta sobre a importância do autodesenvolvimento. Deixo alguns trechos para reflexão sobre o futuro do líder.

"O compromisso de cada um NO PASSADO, era normal que trabalhadores e executivos deixassem às empresas o planejamento e a gestão de suas carreiras. Trabalhavam muito, atualizavam-se pouco e quase não pensavam em mudanças. Alguns ficavam décadas na mesma função. Raros eram os que adquiriam novas competências, ainda mais por conta própria. No máximo, reciclavam as antigas. A realidade mudou. Autodesenvolvimento passou a ser a chave do êxito para os profissionais no mundo de hoje."

Temos um grande desafio na realização profissional neste novo século, uma realidade já conhecida por muitos que é de investir em si mesmo. Assim gerando um corolário de conquista de seu objetivo.

E o autor comenta que para isto é preciso: "indispensável que principalmente o trabalhador jovem se imponha o desafio de aprender a aprender, o que significa ter a capacidade de interpretar a realidade a partir das referências a seu alcance, formular novos conceitos e levá-los à prática.
Uma condição para o aprimoramento das pessoas é esta aptidão, que chamo de pensar conceitualmente. Outra condição é a capacidade de autoavaliar-se e identificar com espírito crítico carências e motivações."

Nenhum comentário:

Postar um comentário